© 2037 by Causa Vegana

CONTATO

Dúvidas, elogios, críticas, contribuições, anúncios:

causavegana.com

Acessar página inicial

Bistrô Rancho Vegano abre as portas com pratos surpreendentes em MT

February 20, 2018

 

 

O segundo restaurante vegano de Mato Grosso, ‘Bistrô Rango Vegano’, abriu as portas no início do último mês de janeiro, em Chapada dos Guimarães. Junto ao ‘Raposa Vegana’, na capital, ele é um dos únicos estabelecimentos do estado que não comercializa nenhum produto que tenha, em sua origem, ‘sofrimento animal’.

O dono do bistrô é o paulista Eduardo Vinícius Rocha Pires, 25, nascido em Pirassununga (212km da capital). Geólogo, ele se tornou vegano durante a graduação, e passou a se interessar por gastronomia quando entendeu de onde vêm os alimentos e quem os produz. “Juntamente com a necessidade de fazer comidas veganas do dia-a-dia, as quais, a princípio, são mais difíceis de encontrar”, contou ao Olhar Conceito.

Depois de preparar os pratos para si mesmo por um tempo, Eduardo quis também vendê-los para, segundo ele, “mostrar que se alimentar de comidas sem crueldade animal  pode ser mais acessível do que se parece”, e que “a alimentação e o dia-a-dia vegano é muito mais barato do que pensam”.

Foi neste meio tempo, também, que ele conheceu as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), em um Congresso que participou em 2011. Quatro anos depois, mais estreito em seu veganismo, ele se aproximou delas, passou a expor seu trabalho em feiras e militar por seu uso na alimentação do dia-a-dia.


O ‘Rango vegano – PANC e orgânicos’, então, já existia somente com venda de produtos sob encomenda e em feirinhas, até que, no último ano, a Estância Guapira Jamacá, em Chapada Dos Guimarães, convidou Eduardo para fazer uma parceria e comandar a cozinha do Bistrô.

 


“Camila (proprietária da Pousada) nos deu liberdade e abertura de utilizarmos a cozinha para apenas usarmos produtos que não tenham origem animal. A parceria está maravilhosa, harmônica. Quando os pensamentos e atitudes estão alinhados, o sucesso vem harmonicamente”, comemorou o geólogo.

Hoje, o bistrô funciona somente sob reserva, de segunda à sexta, das 18h às 22h e aos sábados e domingos das 11h às 15h e das 18h às 22h, com seis opções de pratos principais e seis tipos de sobremesas, com preços que variam entre R$15 e R$45. “Temos também opções de cervejas veganas, vinhos orgânicos, caipirinhas orgânicas e sucos orgânicos”, completa o proprietário.


Além do bistrô, Eduardo também tem opções congeladas e pré-prontas - como pão de beijo (pão de queijo vegano), hambúrguer de feijão, hambúrguer de berinjela, hambúrguer de abobrinha, lasanha de berinjela, lasanha PANC, coxinha de jaca, coxinha de brócolis e pizza com borda de queijo vegetal cremoso – e faz delivery de marmitas veganas de segunda a sábado, com cardápios semanais. Os pedidos podem ser feitos por telefone ou pelo iFood.

“Algumas das receitas são baseadas em pratos tradicionais da culinária, outras criações minhas e algumas criações de outros chefs veganos (as)”, explica Eduardo. “Passamos boa parte da vida nos alimentando com pratos e receitas tradicionais. Transformá-las em veganas aumenta a aceitação, e a transição de pessoas para o veganismo torna-se mais harmonioso”.

Dentre as receitas mais pedidas no ‘rango’, estão o Baião de "Doido" (Baião de Dois Vegano, com três PANCs), Lasanha PANC, Nhoque de Batata Doce com Molho de Tomate Artesanal e Flor de Nirá e Talharim de Taioba. “Nosso desejo é difundir o veganismo, mostrar diversas possibilidades: As PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais), os produtos orgânicos vindos de produtores locais. Mostrar que o veganismo é possível e é sustentável. Mostramos que o que mata nossa fome não vem da prateleira”, garante Eduardo.

O chef também aceita encomendas para eventos. “Nós mostramos quem produz nossos alimentos. Mostramos quem transporta os alimentos. Mostramos como é feito. Isso é conhecer o que se come. E isso sim é muitos sustentável e importante para aceitação do veganismo na sociedade”, finaliza.

Serviço

Bistrô Rango Vegano 
INSTAGRAM
Informações e pedidos: (65) 99247-0790 
Entregas somente em Chapada dos Guimarães

Estância Guapira Jamacá
Localizados em uma área de preservação permanente, o Vale do Jamacá a 1,5km da cidade (5km da praça central). Informações pelo SITE.

 

Matéria: Isabela Mercuri

Fonte: OlharDireto

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

POSTS RECENTES
Please reload

Vegana

Causa

.com