© 2037 by Causa Vegana

CONTATO

Dúvidas, elogios, críticas, contribuições, anúncios:

causavegana.com

Acessar página inicial

Como fazer leite condensado vegano

February 24, 2018

 

Ingredientes

 

Para o leite de amêndoas: 
1 1/3 xícara (200 g) de amêndoas cruas e sem sal; 
4 xícaras (1 litro) de água filtrada. 

Para o leite condensado: 
4 xícaras (1 litro) de leite de amêndoas; 
1 1/3 xícara (300 g) de açúcar demerara; 
1 pitada de bicarbonato de sódio (opcional). 

Atenção, antes de fazer é necessário um pré-preparo… 
Coloque as amêndoas em um recipiente e cubra com água. Deixe de molho por pelo menos 4 horas. Essa etapa serve para tirar os antinutrientes, como o fitato, e deixar as amêndoas macias.

 

Modo de preparo

1- Comece preparando o leite de amêndoas. Escorra e descarte a água da demolha. Lave as amêndoas em água corrente e coloque no liquidificador. Acrescente a água filtrada e bata bem por cerca de 3 minutos. Se não couber tudo o copo do liquidificador divida em duas partes. 

2- Coe com um pano bem fino ou coador voal. Aproveite o bagaço do leite para fazer uma ricota ou incrementar bolos e panquecas. 

3- Antes de começar a preparar o leite condensado coloque um pires na geladeira para gelar. 

4- Em uma panela grande coloque o leite de amêndoas e o açúcar demerara. Leve ao fogo médio e cozinhe por 40 minutos, sem parar de mexer até engrossar e reduzir o volume. Sim, é 40 minutos mexendo sem parar. É imprescindível que a panela seja grande para não derramar o leite quando levantar fervura. 

5- Acrescente o bicarbonato de sódio com o fogo ligado e mexa sem parar por mais 1 minuto. Sua função é deixar o leite condensado um pouco mais espesso. 

6- Desligue o fogo e retire o pires da geladeira. Pingue uma gota do leite condensado com o pires inclinado, se ele escorrer lentamente está no ponto. Caso contrário continue cozinhando por mais alguns minutos até obter o ponto certo. O leite condensado quente é mais líquido mesmo, por isso o teste do pires para a consistência, quando esfriar ele ficará mais consistente. 

7- Transfira o leite ainda quente para uma batedeira ou liquidificador e bata por cerca de 20 minutos até amornar. Se estiver usando um liquidificador deixe a tampa aberta para sair o vapor. Esse processo serve para deixar o leite condensado mais aerado e aveludado. 

8- Transfira para um recipiente de vidro com tampa e espere esfriar completamente. Armazene na geladeira por até 7 dias. 

 

Fonte: Bonde/Tempero Alternativo

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

POSTS RECENTES
Please reload

Vegana

Causa

.com